terça-feira, 22 de abril de 2014

Sintaxe: Orações Subordinadas



Sintaxe é um verdadeiro pesadelo para muitos estudantes. Mas é extremamente importante para provas concursos públicos, ENEM e vestibular. Se você já sabe reconhecer frases, orações e períodos, e também o que significa sujeito e predicado, e já deu uma olhada na classificação das orações coordenadas, você está pronto para continuar a ler este post.

Primeiro é preciso entender o que é ORAÇÃO SUBORDINADA. O próprio nome já diz, subordinação implica em dependência e essa é a palavra-chave para diferenciá-las das orações coordenadas. Assim como um burrinho de carga, as orações subornidadas precisam de alguém para conduzí-las, guiá-las. Este alguém é a ORAÇÃO PRINCIPAL:

Veja o exemplo:

Aguardo que você chegue.

Nessa frase há duas orações: "Aguardo" e "que você chegue". Como a oração "que você chegue" está completando o sentido do verbo transitivo direto "aguardo", essa oração exerce função sintática do objeto direto, sendo assim uma oração subordinada substantiva objetiva direta. Ufa! Mais vamos entrar em mais detalhes agora:


As ORAÇÕES SUBORDINADAS assim se dividem:

1.SUBSTANTIVAS: (têm valor de substantivos) são introduzidas pelas conjunções integrantes: QUE, SE, COMO:

As ORAÇÕES SUBSTANTIVAS se subdividem em:

1.1 OBJETIVAS DIRETAS: quando completam o sentido de um verbo transitivo direto, ao qual se ligam diretamente sem auxílio de preposição:
Ex: Quero que venhas.

1.2 OBJETIVAS INDIRETAS: que completam o sentido de um verbo transitivo indireto, ligando-se a este com auxílio de uma preposição.
Ex: Tudo depende de que venhas.

1.3 PREDICATIVAS: que completam o sentido de um verbo de ligação.
Ex: O meu desejo é que venhas.

1.4 COMPLETIVAS NOMINAIS: que completam o sentido de um nome de significação incompleta (substantivo, adjetivo ou advérbio), ao qual se ligam por meio de uma preposição.
Ex: Tenho certeza de que jamais os esqueceremos.

1.5 APOSITIVAS: que vêm após dois pontos (:), explicando um termo anterior, funcionando exatamente como um aposto.
 Ex: Só lhe digo isto: que jamais o esquecerei.

OBS: Vez por outra, a oração subordinada substantiva apositiva poderá vir sem o conectivo expresso: este estará subentendido e a oração terá valor apositivo, assim:
Ex: Só te peço uma coisa: não deixes a porta aberta. (que não deixes a porta aberta).

1.6 SUBJETIVAS: que funcionam como SUJEITO de um verbo, apresentando as seguintes aracterísticas:
- exerce a função de SUJEITO de um verbo de outra oração, geralmente da anterior.
- liga-se à outra oração através das conjunções integrantes QUE, SE, COMO.
- a oração a que se liga tem o verbo na 3ª pessoa do singular e nunca em outra;
- A oração a que se liga à SUBJETIVA tem uma destas características:
a) Verbo na passiva pronominal (VTD na 3a pessoa do singular + pronome apassivador SE.
b) Verbo na passiva analítica (Verbo SER, ESTAR, FICAR na 3ª pessoa do singular +particípio do VTD);
c) verbo de ligação na 3ª pessoa do singular + predicativo.
d) verbos intransitivos ou transitivos tomados intransitivamente na 3ª pessoa do singular como: acontece,
urge, consta, parece, importa, convém, admira, cumpre, ocorre, etc., geralmente no princípio do período.
Exemplos:
Noticiou-se por aí que é duvidosa a vinda deles.
“Senhor, é bom que estejamos aqui”. (Mateus 17,4)
É arriscado que eles venham por este caminho.
Ficou combinado que elas viriam para os jogos olímpicos.
Importa que eles não conversem em sala.
Foi noticiado pelo rádio que um incêncio destruiu o edifício.
Cumpre que cheguem à hora certa.
Informou-se oficialmente que o Governador chagará amanhã.

2. ADJETIVAS: (têm valor de adjetivo) - que são introduzidas por pronomes relativos e se subdividem em:

2.1 RESTRITIVAS: Restringem a significação do substantivo ou do pronome antecedente. Indispensável ao sentido da frase. Não se separa por vírgula da oração principal.
Ex: O grande obstáculo que o grupo enfrenta é a travessia do Liso do Sussuarão.

2.2 EXPLICATIVAS: Acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente. Vêm entre vírgulas e, se retiradas do período, não fazem falta ao sentido.
Ex: Grande sertão: veredas, que foi publicado em 1956, causou muito impacto.

As ORAÇÕES ADJETIVAS são introduzidas pelos PRONOMES RELATIVOS : QUE, quem (=aquele que), o qual, a qual, os quais, as quais, cujo (= do qual), cuja, cujos, cujas, ONDE (= no qual + variações), quanto, quantos, quanta, quantas, etc.
Ex: “Minha terra tem palmeiras ONDE canta o sabiá”. (Gonçalves Dias)
O menino cujo pai eu vi é meu aluno.
QUEM for brasileiro siga-me! = Aquele que for brasileiro siga me!
Que você sinta a minha amizade em tudo quanto lhe ofereci.

3. ADVERBIAIS: funcionam como adjunto adverbial de outra oração e vêm, normalmente, introduzidas por conjunções subordinativas, exceto as integrantes (que introduzem as orações substantivas).

3.1 CAUSAIS
Exprimem a causa do fato que ocorreu na oração principal. Principais conjunções: porque, visto que, já que, uma vez que, como que, como.
Ex: Foram dormir porque estava chovendo.
A menina chorou porque apanhou da mãe.

3.2 COMPARATIVAS
Estabelece uma comparação entre os fatos presentes nas duas orações. Principais conjunções: que, do que, como, assim como, (tanto) quanto.
Ex: Essa mulher fala como um papagaio.

3.3 CONCESSIVAS
Indica uma concessão ou permissão entre as orações. Principais conjunções: embora, a menos que, ainda que, posto que, conquanto, mesmo que, se bem que, por mais que, apesar de que.
Ex: Embora chova, vou à praia.

3.4 CONDICIONAIS
Expressa uma condição.Principais conjunções: se, salvo se, desde que, exceto, caso, desde, contando que, sem que, a menos que.
Ex: Se chover, não irei à praia.

3.5 CONFORMATIVAS
Exprimem acordo, concordância de um fato com o outro. Principais conjunções: como, consoante, segundo, conforme.
Ex.: Cada um colhe conforme semeia.

3.6 CONSECUTIVAS 
Traduzem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal. Principais conjunções: que (precedida de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que.
Ex: Falei tanto, que fiquei rouco.

3.7 FINAIS
Exprimem finalidade ou objetivo. Principais conjunções: para que, a fim de que, que.
Ex: Todos estudam para que possam vencer.

3.8 TEMPORAIS
Indicam circunstância de tempo.Principais conjunções: quando, antes que, assim que, logo que, até que, depois que, mal, apenas, enquanto.
Ex: Logo que chegou, sentou-se no sofá.

3.9 PROPORCIONAIS
Expressa proporção entre as orações. Principais conjunções: à medida que, quanto mais....mais, à proporção que, ao passo que, quanto mais.
Ex: O trânsito piorava à medida que a chuva aumentava.

4. REDUZIDAS
As orações subordinadas podem aparecer sob a forma de orações reduzidas, que apresentam as seguintes características: verbo em uma das formas nominais (Gerúndio, Particípio ou Infinitivo); não são introduzidas por conectivos (Conjunções Subordinativas ou Pronomes Relativos).

4.1 DE INFINITIVO
Ex: Meu desejo era viajar para a Grécia.

Obs.: Embora haja alguns gramáticos que a aceitem, é errada, segundo a gramática normativa, a construção de Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta: "'Deixe eu passar", porque nesse caso (ou em casos similares) não deve ser utilizado o pronome pessoal do caso reto "eu", porque ele não pode ser usado como objeto direto de uma oração, assim sendo, a correta construção oracional é "Deixe-me passar".

4.2 DE GERÚNDIO
Ex: Encontrei as crianças brincando no jardim. (ou seja, que estavam brincando no jardim.)

4.3 DE PARTICÍPIO
Ex: Apresentado o resultado, todos discordarão. (ou seja, no momento em que se apresente o resultado...)

Veja também:

"É nós"? Saiba o que Concordância diz sobre isso


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Viagem ou viajem? Qual é o correto?



Viagem e viajem são palavras homófonas, isto é, que possuem o mesmo som quando são pronunciadas. Sempre paira a dúvida: é com "g" ou "j"? A resposta é simples: tudo depende do que você quer dizer.

1.Viagem
Utilize "viagem" com "g" quando se trata de um substantivo, veja os exemplos:

Boa viagem!
O governos faz viagens rotineiras de helicóptero enquanto a popilação sobre com um péssimo transporte público.
Quando foi sua viagem à China?


2.Viajem

Já "viajem" ou "viaje" com "j" é verbo, sendo o primeiro caso presente do subjutnivo da terceira pessoa do plural e o segundo da terceira pessoa do plural. Veja os exemplos:

Tomara que eles viajem este fim de semana!
Não é bom que você viaje com chuva.
Nâo é saudável que meninas dessa idade viajem tanto e faltem aulas.

Conjugação do verbo Viajar no Presente do Subtivo:

que eu viaje
que tu viajes
que ele/ela/você viaje
que nós viajemos
que vós viajeis
que eles/elas/vocês viajem

Bom português pode ser decisivo durante seleção de emprego

A comunicação é um dos grandes desafios das empresas no atual mercado de trabalho. Por isso, é cada vez mais comum atividades de seleção ligadas ao desempenho oral e escrito dos candidatos, seja em dinâmicas de grupo ou provas de avaliação.


De acordo com Kátia Bezerra, responsável pela área comercial da Mercadata G&R, as empresas atualmente buscam profissionais com boa qualidade de comunicação para evitar problemas gerados por ruídos.

Segundo ela, o nível de exigência aumenta de acordo com o cargo a ser ocupado.

— Hoje as empresas, ao selecionar um candidato, independente da vaga, buscam identificar pessoas que tenham habilidades de comunicação oral e escrita.

Segundo Kátia, os principais erros de português cometidos por candidatos durante as etapas de seleção envolvem questões de concordância, conjugação verbal e gênero gramatical.

Fonte: R7

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Palavra do dia: PERENE

Perene é um adjetivo de dois gêneros (que pode sre tanto masculino quanto feminino) que significa:

1. Aquilo que é eterno, perpétuo; perenal
2. Que permanece durante longo tempo; perenal
3. Que não sofre interrupção; contínuo, perenal

Exemplos:

Buscava uma paz perene com todos os elementos da natureza, tratando-os com o doce nome de irmãos e irmãs.

"A vida humana é uma intriga perene, e os homens são recíproca e simultaneamente intrigados e intrigantes."
-- Marquês Maricá

Campanha em favor do nosso português

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sexta-feira, 11 de abril de 2014

O uso do Ç



O Cedilha (ç) é um sinal que se coloca na letra C antes de: a, o ,u .Por exemplo: ça, ço, çu. 

Atenção, a cedilha dá ao C o som de SS. 


Exemplos: 


laço,carroça,Iguaçu, espaço.



Quando usamos?


Colocamos a cedilha debaixo do C pra lhe dar o som de S inicial. Observe os exemplos: 


criança, moço, pontuação, almoço, açúcar, caça.


Atenção: Não se usa cedilha em ce, ci, nem no início das palavras. 


Exemplos: 


circo. cenoura, cenografia.


Para gravar:

Só se usa cedilha em ça, ço, çu.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

"É nós"? Saiba o que Concordância diz...


Sabe aquela história de "É nós"? Pois é... Apesar de o jargão estar na boca do povo, é preciso saber que a oração não está gramaticalmente correta, segundo o padrão culto da língua portuguesa cobrado em concursos e no vestibular. Por isso estudamos a Concordância.

Dá-se o nome de Concordância à harmonia que os termos da oração apresentam em nível sintático. Assim, algumas palavras, expressões ou mesmo orações, quando estabelecem uma relação de dependência entre si, devem demonstrar com quais elementos estão ligadas para não gerar confusão.

E isso é evidenciado através das flexões: de número e gênero, para os nomes e de número e pessoa, para os verbos.

Em português,  há dois tipos de concordância:


1. Concordância nominal, que se estabelece entre:


  • substantivos e adjetivos
  • substantivos e artigos
  • substantivos e pronomes
  • substantivos e numerais



2. Concordância verbal, que se estabelece entre:

  • sujeito e verbo

terça-feira, 8 de abril de 2014

Palavra do dia: PARADIGMA

Utilizar uma vocabuário amplo numa redação pode ser decisivo. Por isso, é importante aprender novas palavras. Confira nossa palavra do dia: PARADIGMA.

Paradigma é um susbtantivo masculino que significa:

- Aquilo que pode ser utilizado como padrão (a ser seguido); modelo, exemplo.

Exemplos:

"A vida é o paradigma das palavras." - Alessandro Manzoni

O governo brasileiro sente que Obama ficará sob pressão para não normalizar as relações com Cuba, a partir do paradigma hondurenho. 

O Windows 7 chega em meio à ascensão dos netbooks, que romperam o paradigma da indústria de oferecer computadores cada vez mais poderosos. 

Para se obter uma revolução verdadeira, é preciso quebrar paradigmas.

Para usar como adjetivo, opte por PARADIGMÁTICO.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Já ouviu falar em Sintagma?


Já ouviu falar em sitagmas? Se nunca ouviu falar, é melhor prestar atenção a ele, pois seu uso é frequente principalmente em questões de interpretação de textos. É comum encontrar enunciados com a expressão "Analise os sintagmas..." ou "Nos sintagmas a seguir...".

Sintagma é uma unidade formada por uma ou várias palavras que, juntas, desempenham uma função na frase. Expressa uma relação de dependência. Nessa relação de dependência, diz-se que existe um elemento determinado e outro determinante (ou subordinado), estabelecendo um elo de subordinação entre ambos. Cada um desses elementos constitui um sintagma.

Essa noção era utilizada para se referir a qualquer segmento linguístico: a palavra, a sentença e o período. Mais recentemente, o termo é comumente empregado para se referir às partes da sentença. Dessa forma, o sintagma se caracteriza conforme o tipo gramatical dos seus elementos nucleares:

· sintagma nominal (SN): quando o núcleo do sintagma é um nome

· sintagma adjetival (SAdj): quando o núcleo do sintagma é um adjetivo

· sintagma verbal (SV): quando o núcleo do sintagma é um verbo

· sintagma preposicional (SP): quando o núcleo do sintagma é uma preposição

· sintagma adverbial (SAdv): quando o núcleo do sintagma é um advérbio

Na análise sintática, a identificação dos sintagmas e seus tipos também é bastante importante. Isso facilita a compreensão do papel sintático exercido pelas palavras na sentença que está em análise.

Vejamos um exemplo:

Todos vagarosamente acompanhavam a romaria pela cidade.

todos: SN
silenciosamente: SAdv
acompanhavam: SV]
a romaria: SN
pela cidade: SP

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Quando devemos usar o pronome "lhe"?

Em primeiro lugar, é preciso saber que pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a ou para).

Outro ponto é que o “lhe” refere-se a pessoas e pode ser usado tanto no gênero feminino, quanto no masculino. No entanto, sempre exerce objeto indireto.

Nas orações "Quero lhe abraçar" e "Não lhe conheço", o uso do "lhe" está equivocado, pois os verbos abraçar e conhecer são transitivos diretos, ou seja, não pedem preposição (a ou para). O correto seria: "Quero o abraçar" e "Não o conheço".


Orações corretas:

Disse-lhe que viria. (disse a você)
Então, entreguei-lhe o convite. (entreguei a ele)

Na dúvida, tente complementar o verbo com o uso das preposições “a” ou “para”, se for viável, então estará certo, caso contrário, o “lhe” deverá ser substituído por “o” ou “a”. Observe:

Eu vejo você hoje à noite.

Eu vejo para você hoje à noite. (errado)
Eu vejo a você hoje à noite. (errado)
Eu a/o vejo hoje à noite. (correto) 

É importante observar que esse é o padrão da língua escrita culta. Certos usos do "lhe" são admitidos na oralidade em algumas regiões.

"Vale a pena" tem crase?


Este é um erro muito comum entre os estudantes. Como muitas locuções levam crase, eles tendem a colocar a crase onde não tem. Este é o caso de "vale a pena", que não tem crase. Vamos ver o porquê:
  • O verbo "valer" é transitivo direto e na expressão "vale a pena" quer dizer que alguma coisa vale o esforço, vale o castigo, vale um prêmio.

  • Sendo assim, o verbo não pede complemento com a preposição “a”. Por isso, não há crase em “vale a pena”:

Exemplos:

Dizer a verdade, por pior que seja, vale a pena.

Não vale a pena investir em universidades, se não temos uma boa educação básica.

Apesar de tudo, viver vale a pena.

terça-feira, 1 de abril de 2014

A crase em enumerações - Questão da Caixa



Poucas pessoas conhecem esta "regra", por que não se trata de uma regra para o uso da crase. Mas essa tema tem confundido muito os alunos, principalmente após uma questão da prova do concurso da Caixa Econômica Federal, que aqui reproduzo:

Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado sinal indicativo de crase no "a" em "ligados a computação, informática, TI e análise de sistema."

Em casos como esse, em que há uma enumeração de dois ou mais elementos, a primeira coisa a se fazer é verificar se cada elemento da enumeração possui artigo definido (pois sabemos que a crase é a junção de preposição a + artigo definido feminino a como vimos neste post).

Analisando a questão, percebemos que computação, informática, TI e análise de sistema estão sendo usados em seu sentido genérico. É qualquer computação, não a computação pensada por Bill Gates, por exemplo. Portanto, percebemos que não há artigo, portanto não há crase! Resposta: ERRADO (Como bem sabemos, a banca do CESPE cobra certo ou errado nas alternativas.)

Outros exemplos:

As alternativas precisam ser cuidadosamente avaliadas quanto a qualidade e riscos. 
Em relação a saúde, dinheiro e felicidade, eu me garanto!
Ele precisa prestar contas à diretoria, ao gerente e à empresa.


As 10 maiores palavras da língua portuguesa


Você achava que "inconstitucionalissimamente" era a maior palavra da língua portuguesa? Ledo engano. Elasó está em 10º lugar! Confira as 10 maiores palavras da língua portuguesa:


1º. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (46 letras)
Relativo a uma doença pulmonar aguda causada pela aspiração de cinzas vulcânicas

2º. Paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol (43 letras)
Substância presente em medicamentos como o Ultraproct

3º. Piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona (37 letras)
Substância presente em medicamentos como o Baralgin

4º. Tetrabrometacresolsulfonoftaleína (35 letras)
Termo específico da área de química

5º. Dimetilaminofenildimetilpirazolona (34 letras)
Substância ativa em vários comprimidos para dor de cabeça

6º. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar palavras grandes ou complicadas

7º. Monosialotetraesosilgangliosideo (32 letras)
Substância presente em medicamentos como o sinaxial e o sygen

8º. Anticonstitucionalissimamente (29 letras)
Maior advérbio da língua portuguesa, significa o mais alto grau de inconstitucionalidade

9º. Oftalmotorrinolaringologista (28 letras)
Profissional especializado nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta

10º. Inconstitucionalissimamente (27 letras)

Sinônimo de anticonstitucionalissimamente