quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dentro da reforma ortográfica, como se escreve a palavra MINICURSO: junto, separado ou com hífen?

Recebi anteontem minha primeira dúvida de Português via Formspring.me. Para quem não conhece, Formspring.me é uma rede social que permite que os usuários recebam perguntas de outros usuários ou de pessoas não cadastradas. As perguntas são enviadas para a caixa de entrada, de onde o usuário pode escolher entre respondê-las ou excluí-las. Todas as respostas são armazenadas no perfil do usuário, onde qualquer um pode vê-las. O Formspring.me permite conexões com outras redes, como Facebook, Twitter, Blogger e Tumblr.

P: Dentro da reforma ortográfica, como se escreve a palavra MINICURSO: junto, separado ou com hífen?


R: Boa pegunta! Assim como os prefixos inter, intra, macro, micro, etc, o prefixo "mini" será usado com hífen nos casos: a) quando o prefixo estiver diante de palavra iniciada por h, como mini-hotel. b) quando o prefixo terminado em vogal e o segundo elemento da palavra começa pela mesma voga, ex.: mini-instrumento. Como não é o caso de MINICURSO, que deve ser escrita sem hífen e junto.

Também possui uma dúvida sobre Português? Acesse:

http://www.formspring.me/medodeportugues

Um comentário: