sexta-feira, 30 de julho de 2010

Em quantas partes se divide uma Gramática?


Na boa, você sabe o que é Gramática? A palavra gramática se refere ao  ramo da Linguística que tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso.

O estudo gramatical apresenta-se dividido em 4 partes:




1- A Fonologia estuda:
- as sílabas (divisão silábica)
- os encontros vocálicos
- os dígrafos
- ortografia
- acentuação gráfica

2- A Morfologia estuda:
- classes gramaticais
- estrutura e formação de palavras

3- A Sintaxe estuda:
- período simples
- período composto
- concordância verbal e nominal
- regência verbal e nominal
- colocação pronominal

4-A Semântica estuda:
- sinônimos
- antônimos
- parônimos
- homônimos
-hiperônimos

Estudaremos cada parte da gramática aqui no blog! Saber como ela se estrutura já é um bom começo!

14 comentários:

  1. muito legal o que vc colocou ai fik mais facil de compreender. Agora vc pode me responder pq os outro sites dizem que a gramatica se divide só em tres partes?
    se poder responder para eu entender fico grata pois isso causa uma confusão. grata.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite estou confuso, na minha aula de construção de texto, foi dito q a gramatica é dividida em cinco partes.

    ResponderExcluir

  3. A gramática é dividida em quatro partes:
    Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica

    ResponderExcluir
  4. Muito bom só não entendi por que não tem o número 5

    ResponderExcluir
  5. Bem estruturado. Ainda assim encontro uma dúvida. Onde posso enquadrar a Estilística?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns consideram como parte da gramática, mas eu considero complementar.

      Excluir
  6. Bom dia caros linguistas, eu despeço-me os meus respeitos cumprimentos a vós.
    Sobre a divisão da gramática, onde posso estruturar a estética.
    Carlos Antonio Afonso

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde caros linguistas, eu gostaria de saber um algo tão bacana.
    o condicional é modo ou tempo.
    Para mim é um tempo que é futuro do pretérito.

    ResponderExcluir
  8. Qual é a função de cada uma das partes?

    ResponderExcluir
  9. Qual é função de cada uma das partes?alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. Podemos acrescentar que a gramática tem muitos séculos envolve um conjunto de regras de qualquer idioma,desde de sua concessão até à parte final,pelo menos existem quatro tipos de gramática, 1 fonologia, sintaxe, morfologia, e semântica, por isso, todos os idiomas tem a sua estrutura,desde os verbos, adjacentes, substantivos forma de verbo, os adjetivos, fórmulas, tudo isto compõem a gramática saber interpretar um texto,ou outra narrativa

    ResponderExcluir