terça-feira, 1 de abril de 2014

A crase em enumerações - Questão da Caixa



Poucas pessoas conhecem esta "regra", por que não se trata de uma regra para o uso da crase. Mas essa tema tem confundido muito os alunos, principalmente após uma questão da prova do concurso da Caixa Econômica Federal, que aqui reproduzo:

Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado sinal indicativo de crase no "a" em "ligados a computação, informática, TI e análise de sistema."

Em casos como esse, em que há uma enumeração de dois ou mais elementos, a primeira coisa a se fazer é verificar se cada elemento da enumeração possui artigo definido (pois sabemos que a crase é a junção de preposição a + artigo definido feminino a como vimos neste post).

Analisando a questão, percebemos que computação, informática, TI e análise de sistema estão sendo usados em seu sentido genérico. É qualquer computação, não a computação pensada por Bill Gates, por exemplo. Portanto, percebemos que não há artigo, portanto não há crase! Resposta: ERRADO (Como bem sabemos, a banca do CESPE cobra certo ou errado nas alternativas.)

Outros exemplos:

As alternativas precisam ser cuidadosamente avaliadas quanto a qualidade e riscos. 
Em relação a saúde, dinheiro e felicidade, eu me garanto!
Ele precisa prestar contas à diretoria, ao gerente e à empresa.


Um comentário:

  1. Eu vejo muita gente escrever assim:
    Ele presta contas à diretoria, gerente e empresa.
    Porém, eu como revisora nunca vi nenhuma regra falando de enumeração e o uso de crase, mas pela lógica, sempre que me deparo com algo parecido, sempre procuro modificar a frase escrevendo:
    Ele presta contas à diretoria, ao gerente e à empresa. Pois, óbvio que se comecei com a crase e porque estou usando o artigo definido e como o artigo definido de gerente e "o", então eu preciso seguir uma sequência e utiliza a crase "a" na frente do artigo "o" ou então eu elimino todas as crases, agora mesmo peguei um código de ética de uma empresa na Internet com esse deslize...

    ResponderExcluir