segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tipos de discurso: DIRETO, INDIRETO e INDIRETO LIVRE

Há dois processos básicos para relatar discursos alheios: a recriação direta da fala de uma pessoa (separada do restante do texto  pela demarcação de travessão ou aspas) e a incorporação da fala do outro indiretamente. Reconhecer esses mecanismos é importante para identificar quem está falando no texto, essencial para interpretar textos como vimos em outro post.

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto. Dependerá de quem o produziu.

Vejamos cada um deles:

DISCURSO DIRETO
O narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.

Ex.: O estava inconsolável: "Não sei onde está meu filho." (entre aspas)

O pai, inconsolável, disse: "Não sei onde está meu filho." (repare no uso do verbo para introduzir a fala de alguém)

O pai, inconsolável, disse:

- Não sei onde está meu filho. (com travessão)

Dica! Alguns verbos são comuns em introduzir "falas", como: anunciar, afirmar, comentar, declarar, dizer, exclamar, falar, murmurar, perguntar(-se), responder, etc.
DISCURSO INDIRETO
O narrador interfere na fala da personagem. Ele conta aos leitores o que a personagem disse, mas conta em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, mas traduzidas na linguagem do narrador.

Ex.: O pai, inconsolável, disse que não sabia onde estava seu filho.

Os países em desenvolvimento podem argumentar que não causaram a maior parte do problema.

Atenção! A fala do personagem é mediada pela fala do narrador e se subordina a ela.

DIRETO INDIRETO LIVRE

É uma combinação dos dois anteriores, confundindo as intervenções do narrador com as dos personagens. É uma forma de narrar econômica e dinâmica, pois permite mostrar e contar os fatos a um só tempo.

Ex.: Alice saiu de casa muito cedo e ficou preocupada com as nuvens negras que ameaçavam tenebrosas, no céu. Ficou com receio dos possíveis trovões e desejou voltar para casa. Infelizmente, sabia que precisava ir à faculdade.

Atenção! Veja que o narrador conhece a interioridade da personagem e incorpora seus pensamentos e ações.

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