terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ao invés ou em vez de? Entenda a diferença entre as duas expressões

Muitos estudantes se confundem no emprego de “ao invés”, “invés” ou “em vez de”, que acabam sendo utilizados indistintamente. Apesar da grafia semelhante, esses termos significados bem diferentes.

O termo “invés” é substantivo e variante de “inverso” e significa “lado oposto”, “avesso". Na expressão “ao invés”, o substantivo “invés” continua com o mesmo significado, contudo, é utilizada para indicar oposição a algo ou alguma coisa e, portanto, significa “ao contrário de”. Geralmente vem acompanhada da preposição “de”.

Exemplo:
A empresa de cobrança ao invés de enviar o boleto, optou pelo débito.
Ao invés de protestar seu nome, conceder-lhe-ei uma nova chance.


Já a expressão “em vez de” é mais empregada com o significado de “em lugar de”, mas tome cuidado porque, em alguns casos, pode significar “ao invés de”, “ao contrário de”.

Exemplo:
A menina assistiu à TV em vez de filme. ( não poderá ser usado “ao invés de”, pois ver TV não é o oposto de ver filme, e sim uma opção.)
A professora, em vez de diminuir a nota do aluno, aumentou-a (agora sim, a expressão “em vez de” poderia ser substituída por “ao invés de”, pois temos termos contrários “diminuir” e “aumentou”).

Dica! =P Ficou na dúvida? Opte por "em vez de" que comtempla as duas opções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário