sexta-feira, 30 de julho de 2010

Link da semana: Ebookpedia

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Toda sexta é o dia do Link da semana e, como o assunto foi o e-book, nada mais justo do que ele estar presente também agora. Construir colaborativamente o conhecimento em torno do fenômeno do livro eletrônico: esse é o objetivo do ebookpedia, nosso link da semana. Lá você pode discutir, corrigir escrever seu próprio artigo ou simplesmente navegar. Contribua também para construir um enciclopédia cada vez mais completa!




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Não consigo entender a crase - aula 2


Já falamos em outro post sobre os conceitos iniciais sobre o a crase. Nós vimos que ela ocorre quando:

a) Contração da preposição a com o artigo feminino “a”.

b) Contração da preposição a com o pronome demonstrativo “a”.

c) Contração da preposição a com o “a” que inicia os demonstrativos aqueles, aquela, aquilo, aquelas.

Segunda a primeira premissa, a crase ocorre quando há artigo feminino e só há artigo feminino quando há uma palavra feminina (um substantivo feminino), como A mesa, A praia, A cidade, etc.

Agora quando a palavra feminina "pedir" o artigo, podemos dizer que termos uma crase. Mas como saber se a palavra feminina pede ou não, o artigo?

Essa regrinha tenho certeza que você já ouviu por aí. Basta reler a oração em que apareça regidos das preposições: "de", "em" e "por". Se tivermos meras preposições, o nome dispensa artigo.

Exemplo:

Vou a Copacabana.
Vou a Vitória.

Substituo o verbo ir (= vou) por: venho, passo, moro

Venho de Vitória.
Passo por Vitória.
Moro em Vitória.

Então:

Vou a Copacabana.
Vou a Vitória.

Atenção! O "a" é mera preposição e as palavras Copacabana e Vitória não pedem o artigo, por isso não se usa crase.

Porém, se houver necessidade de usar, respectivamente: da (= de + a); na(= em + a); pela (= por + a), a palavra feminina tem o artigo feminino definido "a", então haverá crase:

Ex.:Vou à Bahia
Venho da Bahia
Moro na Bahia
Passa pela Bahia.

Houve contração da preposição de + a = da, em + a = na, por + a = pela por isso "a" da Bahia é craseado.

Vou à Bahia.

Outra regra prática para sabermos se o substantivo exige ou não o artigo feminino definido "a" é substituir o vocábulo feminino por um masculino. E se aparecer a contração da preposição "a" com o artigo "o" = ao antes do nome masculino, haverá crase. Ex.:

Eu vou a cidade

Posso dizer:

Eu vou ao Município.

Logo, na oração:

Eu vou à cidade. O "a" da cidade deve ser craseado.

E se não pedir, como saber? Veja o exemplo:

Eu vou a Roma.

Eu venho de Roma.

Atenção! A palavra Roma não pede o artigo feminino, porém se eu disser:

Eu vou a Roma dos Césares. A palavra Roma, agora, está determinada. Pense assim: Não é qualquer Roma que vou, eu vou àquela Roma dos Césares, então, craseia-se o "a" de Roma. Esse é o exemplo clássico.

Eu vou à Roma dos Césares.

Outro exemplo:

Eu vou a Copacabana.
Eu vou à Copacabana de minha infância
Ele foi a Minas.
Ele foi à Minas de Tiradentes.

Dica! Há uma música para ninguém esquecer o uso da crase nesses casos:

Se vou a
E venho dá
Eu craseio o à

Exemplo:

Vou à festa
Venho da festa

Se eu vou a
E venho dê
Crasear o a
Para quê ?

Exemplo:

Vou a São Paulo.

Venho de São Paulo.

PARA MEMORIZAR:

Se venho "da" é "à" (com crase).

Se venho "de" é "a" (sem crase).

Vou à Grécia. Venho da Grécia.
Vou a Santa Catarina. Venho de Santa Catarina.

Ufa! Isso é só o começo. Acompanhe os próximos posts sobre a famosa crase.


Em quantas partes se divide uma Gramática?


Na boa, você sabe o que é Gramática? A palavra gramática se refere ao  ramo da Linguística que tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso.

O estudo gramatical apresenta-se dividido em 4 partes:




1- A Fonologia estuda:
- as sílabas (divisão silábica)
- os encontros vocálicos
- os dígrafos
- ortografia
- acentuação gráfica

2- A Morfologia estuda:
- classes gramaticais
- estrutura e formação de palavras

3- A Sintaxe estuda:
- período simples
- período composto
- concordância verbal e nominal
- regência verbal e nominal
- colocação pronominal

4-A Semântica estuda:
- sinônimos
- antônimos
- parônimos
- homônimos
-hiperônimos

Estudaremos cada parte da gramática aqui no blog! Saber como ela se estrutura já é um bom começo!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Palavra do dia: FUNESTO



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Funesto é um adjetivo:
1. que causa a morte; fatal, mortal.
Ex.: Aids é uma doença funesta.


2. que pressagia morte ou que traz consigo desventuras, desgraças; sinistro.
Exs.: O funesto piar da coruja.
O rapaz foi acometido por pensamentos funesto.


3. que evoca a morte; lutuoso, agonizante, angustiante.
Exs.: A senhora teve uma funesta recordação.


4. que causa danos; nefasto, desastroso, grave, perigoso, prejudicial.
Ex.: O plano Collor foi uma política funesta para a economia do país.
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'Custo Brasil' e educação contêm avanço do Brasil, indica relatório



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As deficiências do Brasil nos setores de infraestrutura e educação estão entre os principais "desafios" que o país precisa enfrentar para crescer de maneira sustentável, avalia um relatório da consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) divulgado na terça-feira (27). Para Economist Intelligence Unit, país precisa investir em infraestrutura, qualificação, inovação e reconhecimento de marcas.


O estudo reuniu dados da própria consultoria, entrevistas com analistas e especialistas e um levantamento feito entre abril e maio junto a executivos de 536 companhias em 18 países. A EIU identificou quatro áreas nas quais o país precisa fazer progressos se quiser realizar o seu potencial econômico: educação, infraestrutura, inovação e reconhecimento internacional de marcas.


"Se estes desafios arraigados puderem ser solucionados na próxima década, a economia poderia sustentar taxas de crescimento acima de 5% ao ano por um longo período", disse a especialista da EIU para as Américas, Justine Thody. "Para um país de renda média com uma população perto de 200 milhões de habitantes, seria um dos mercados mais atraentes do mundo."


Fonte: G1




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As deficiências do Brasil nos setores de infraestrutura e educação estão entre os principais "desafios" que o país precisa enfrentar para crescer de maneira sustentável, avalia um relatório da consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) divulgado na terça-feira (27). Para Economist Intelligence Unit, país precisa investir em infraestrutura, qualificação, inovação e reconhecimento de marcas.


O estudo reuniu dados da própria consultoria, entrevistas com analistas e especialistas e um levantamento feito entre abril e maio junto a executivos de 536 companhias em 18 países. A EIU identificou quatro áreas nas quais o país precisa fazer progressos se quiser realizar o seu potencial econômico: educação, infraestrutura, inovação e reconhecimento internacional de marcas.


"Se estes desafios arraigados puderem ser solucionados na próxima década, a economia poderia sustentar taxas de crescimento acima de 5% ao ano por um longo período", disse a especialista da EIU para as Américas, Justine Thody. "Para um país de renda média com uma população perto de 200 milhões de habitantes, seria um dos mercados mais atraentes do mundo."


Fonte: G1




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Curso de Escrita e Redação



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Ainda sente aquele frio na barriga quando precisa escrever algo e não consegue? Ou acha que falta inspiração diante de uma folha em branco ou de uma tela de computador?


Descobri um curso on-line bem interessante para quem precisa melhorar sua escrita e redação. O Curso de Escrita e Redação foi feito exatamente para desenvolver a habilidade de escrever corretamente e com elegância na língua portuguesa.


Já atualizado com as novas regras ortográficas, o curso aborda técnicas para que você possa escrever e se expressar de forma concisa e coerente, apresentando desde regras básicas (como acentuação, uso da crase, etc.) até avançadas, de gramática e estilo. Mostra também os principais erros de vestibulandos e suas correções.


E uma coisa legal: você pode enviar suas redações para o professor, que fará os comentários e as correções necessárias, para que você possa aprender na prática!


Afinal, tão importante quanto ter estilo na hora de se vestir é ter estilo na hora de escrever! Fica a dica. Acesse a página do curso aqui.





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Como ler e interpretar textos


Interpretar textos exige por parte do leitor uma tarefa semelhante a dos detetives: por meio de pequenas pistas é possível reconstituir as cincurstâncias em que um crime ocorreu. Dessa forma, o leitor precisa investigar o texto: estar atento aos detalhes e à linguagem utilizada, identificar marcas que podem revelar, por exemplo, dados sobre a época e o lugar em que foi escrito, bem como a intenção e o estilo do autor. Assim, podemos extrair aos poucos sentidos possíveis do texto, desvendando elementos que, em geral, não são tão explícitos.

Um texto pode ser visto como uma unidade cujo sentido é alcançado por partes menores - ideias, palavras, sentenças e imagens. Mas não pense que nessa relação basta combinar ideias, palavras e sentenças aleatoriamente! Existe um conjunto de fatores que garante sentido a uma texto:

Coesão: é a articulação dos elementos linguísticos (palavras, sentenças, expressões).

Coerência: é responsável pela articulação das ideias (não confundir com coesão!) em um todo harmônico e organizado.

Essas dois são os mais importantes, mas há outros:

Intencionalidade: todo texto possui uma finalidade, ou seja, uma intenção. Muitas questões de prova perguntam justamente isso.

Informatividade: os dados e informações presentes no texto devem ser relevantes e pertinentes.

Intertextualidade: quando há referência a outros textos ou outras obras. Às vezes, muitos temas se repetem.

Situacionalidade: todo texto é produzido por um sujeito que interage com outro, em um tempo e espaço determinados. Por isso, a linguagem utilizada deve-se adequar a situação.

Aceitabilidade: os textos são produzidos levando em consideração uma imagem prévia do receptor, suas expectativas, suas características, seus pontos de vistas, etc.


Dica de prova!

Todos esses fatores são levados em consideração tanto na interpretação de textos quanto na produção de textos, isto é, na redação. Nas provas, 99% das questões de interpretação de textos se baseiam nesses elementos que devem ser analisados ao se ler um texto.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Palavra do dia: ANELAR

Anelar é um verbo intransitivo que significa:

1.  Respirar com dificuldade, ofegar
Ex.:

Debaixo da carga o animal anelava.

Ou por derivação de sentido, transitivo direto e transitivo indireto:

2.   Desejar ardentemente; ansiar, almejar, aspirar
Exs.:

Os manifestantes anelavam por uma vida melhor.


Livro digital pode ser tema de redação do Enem 2010





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É só um palpite. Os temas de redação do Enem sempre foram relacionados aos acontecimentos mais relevantes daquele ano (Veja aqui a lista dos últimos temas de redação do Enem). A ética no país foi o tema escolhido para a redação do Enem 2009. Em 2010, acho que não tem para onde fugir: é o ano do livro digital.


Ainda que timidamente, os livros digitais começam a ganhar espaço no Brasil. O cenário ainda difere bastante do observado em países como Estados Unidos - onde os ebooks já representam cerca de 4% do mercado de livros. Amante  dos livros em papel, confesso que não levava fé no livro eletrônico, mas tudo indica que ele veio para ficar. Por isso, o livro digital e as novas tecnologias têm grandes chances de ser tema para redação do Enem 2010.


E para não pegar ninguém de surpresa, o blog Quem tem medo de português? preparou um clipping com as mais importantes notícias sobre o livro eletrônico (até agora, claro!). Antene-se!




E-Books ganham do papel
Amazon diz que venda do Kindle já é maior que a de publicações de capa dura. A semana que passou foi histórica para o universo dos livros - se é que eles existirão no futuro. A Amazon.com, uma das maiores vendedoras de livros dos EUA, anunciou que, nos últimos três meses, as vendas de livros para o seu leitor eletrônico Kindle, ultrapassaram as de livros de capa dura.


E-books: saiba mais sobre vantagens, incertezas e o mercado
Quem quer mesmo ler um livro em formato digital pode hoje escolher entre uma série de diferentes dispositivos que permitem sua leitura. Alguns são bastante especializados e se concentram na experiência de leitura, como o Kindle, da Amazon e o Nook,da Barnes & Noble, com tela de e-Ink, que não emite luz e traz mais conforto visual.


Nelson Motta adere ao e-book
Entrevista. Foi um sucesso quase instantâneo. O produtor musical Nelson Motta gostou do projeto da livraria virtual Gato Sabido, que agora também publica e-books, e decidiu lançar o conto O Zen na Arte de Apertar Baseados por 1 real.


'O desafio é tornar a leitura interessante nos E-BOOKS'
John Makinson, que estará na Flip, fala das apostas bem-sucedidas da editora em e-books e das possibilidades do mercado.


Livros digitais começam a ganhar espaço no Brasil
Embora procura por ebooks ainda seja baixa, segmento cresce e recebe investimento de livrarias e editoras.


Isenção ao Kindle é benéfica ao mercado editorial, diz presidente da CBL
Discussão sobre leitor digital no Brasil ganha novo capítulo, após a Justiça Federal de São Paulo isentar de imposto o produto da Amazon.








Catho







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segunda-feira, 26 de julho de 2010

Palavra do dia: PRÓDIGO




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[caption id="attachment_70" align="alignleft" width="135" caption="Se o tio Patinhas gastasse toda sua grana ele seria um pródigo."][/caption]

Pródigo é um adjetivo que significa:

1.  Aquele que dissipa seus bens, que gasta mais do que o necessário; gastador, esbanjador, perdulário
Ex.:


A parábola do filho pródigo.


2. Aquele  que é generoso ao dar; liberal, magnânimo
Ex.:


O senhor que nesta casa é pródigo na caridade mas não faz alarde disso.


3. O que produz em abundância; fértil, fecundo
Ex.:


O Brasil é uma terra pródiga.


Pode ser ainda um substantivo masculino.


4. Indivíduo pródigo
5. Rubrica: termo de marinha (peça colocada diagonalmente ao tabuado dos pavimentos ou do costado, que serve para prender os vaus ou as cavernas entre si e aumentar a resistência do corpo da embarcação).





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O que cai na prova de Português do ENEM?



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Sem desespero, você já pode começar a preparar seu plano de estudo para a prova de português do Enem! Além de interpretação de textos, a prova  é composta dos seguintes assuntos:




Morfologia



  • Classes de Palavras

  • A Relação Determinante/Determinado


Estudo do Nome



  • O Substantivo

  • O Adjetivo

  • O Advérbio


Concordância Nominal



  • Concordância do Adjetivo com mais de um Substantivo

  • Concordância de dois ou mais Adjetivos com um Substantivo


O Pronome



  • Classificação

  • Pronomes Pessoais

  • Pronomes Possessivos

  • Pronomes Demonstrativos

  • Pronomes Relativos

  • Pronomes Indefinidos


O Verbo



  • Os Modos e Tempos Verbais

  • Vozes Verbais

  • Os Verbos Impessoais

  • Predicação Verbal

    • Classificação dos Verbos quanto à Predicação Verbal



  • Regência

    • Regência Verbal

    • Regência Nominal



  • Concordância Verbal

    • Casos Especiais de Concordância Verbal

    • Silepse ou Concordância Ideológica




Sintaxe



  • Estudo do Período Simples

    • O Sujeito e o Predicado

    • Termos da Oração

      • Relacionados ao Verbo

      • Relacionados ao Nome





  • Estudo do Período Composto

    • Orações Subordinadas

      • Orações Subordinadas Substantivas

      • Orações Subordinadas Adjetivas

      • Orações Subordinadas Adverbiais



    • Orações Coordenadas




Dica de estudo:
Separe pelo menos 1 hora e meia por dia para estudar cada um desses assuntos.  O ideal é ler a parte teórica e fixar o conteúdo fazendo exercícios, principalmente as questões de provas anteriores do Enem.





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domingo, 25 de julho de 2010

Palavra do dia: INTANGÍVEL

A palavra INTANGÍVEL é um adjetivo de dois gêneros que significa:
1. que não se pode tanger, tocar, pegar; intocável
2. não perceptível pelo tato; impalpável, incorpóreo


Exs.:


As manifestações culturais constituem o patrimônio intangível do mundo.


O Estado de Israel tem o direito intangível de se defender dos terroristas que o cercam.



Derivação: sentido figurado.
Aquilo que não é suficientemente claro ou definido para ser percebido ou entendido; que elude a percepção ou o entendimento
Exs.:


A banca apresentou um argumento intangível para a reprovação do aluno.

Derivação: sentido figurado.
O que, por seu valor e dignidade, não pode ser atacado e deve permanecer intato, inalterado; inatacável, indestrutível
Ex.:


Os dogmas são intangíveis para os que neles creem.


(Lembrando que o crêem perdeu o acento segundo o Novo Acordo.)

sábado, 24 de julho de 2010

Não consigo entender a crase - aula 1


De dez alunos, nove tem dúvidas em relação à  crase (olha ela aí), que nada mais é que a "fusão" de dois fonemas vocálicos iguais (a + a). Na maioria dos casos - não em todos -, a crase ocorre com o encotro do artigo definido feminino (a) com a preposição (a). A crase é representada pelo acento grave = (à) = que se coloca sobre o "a". (= à).

Então, como os alunos adoram regrinhas, vamos a elas:

A CRASE SE DÁ EM:

a) Contração da preposição a com o artigo feminino "a".

b) Contração da preposição a com o pronome demonstrativo "a".

c) Contração da preposição a com o "a" que inicia os demonstrativos aqueles, aquela, aquilo, aquelas.

Mas veja, você não precisa decorar nada, basta entender o que é artigo e o que é preposição.

Exemplo:

Irei à praia - Irei àquela praia.

Irei a+ a praia - Irei a + aquela praia.

Antes de pensar naquela maravilhosa praia deserta com aquela pessoa especial, vamos examinar o verbo. O verbo ir pede a preposição "a" (porque quem vai, vai a algum lugar, certo?) e o substantivo "praia" pede o artigo feminino "a".

A + a = à

Irei à praia.


Esse exemplo, digamos, é o BÊABÁ em matéria de crase.  Mas entendendo esse primeiro passo, ficam fáceis os seguintes. Existem outros casos que explicarei com mais calma em outro post.

 VEJA A AULA 2 AQUI.

Exercícios:

1. "O pobre fica ___ meditar, ___ tarde, indiferente ___ que acontece ao seu redor".

a) à - a - aquilo
b) a - a - àquilo
c) a - à - àquilo
d) à - à - aquilo
e) à - à - àquilo


2. "O grupo obedece ___ comando de um pernambucano, radicado ___ tempos em São Paulo, e se exibe diariamente ___ hora do almoço".

a) o - à - a
b) ao - há - à
c) ao - a - a
d) o - há - a
e) o - a - a


3. "Nesta oportunidade, volto ___ referir-me ___ problemas já expostos ___ V. Sª ___ alguns dias".

a) à - àqueles - a - há
b) a - àqueles - a - há
c) a - aqueles - à - a
d) à - àqueles - a - a
e) a - aqueles - à - há



Gabarito:
1.C
2.B
3.B


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Você está por dentro do Novo Acordo?

Se você nunca decorou as regrinhas  de hífen, segue uma boa notícia: Esqueça porque existem novas agora!

As mudanças mais significativas  do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portugues alteram a acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema e sistematiza a utilização do hífen. No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos demais países, que adotam a ortografia de Portugal, o percentual é de 1,6%.

Vamos ver quais palavras mudam:



  • pára (do verbo parar) e para (preposição)

  • péla (do verbo pelar) e pela (união da preposição com o artigo)

  • pólo (substantivo) e polo (uma forma quase em desuso que une por e lo)

  • pélo (do verbo pelar) e pêlo (substantivo)

  • pêra (o substantivo) e péra (um substantivo em desuso que significa pedra), em oposição a pera (uma preposição que também não se usa mais, que significa para)

É mais importante saber as duas primeiras,  que são bastante usadas, o resto não faz tanto sentido. Vamos ver duas exceções:



  • pôr (verbo) matém o acento circunflexo para não ser confundido com a preposição por

  • pôde (o verbo no passado) continua com acento para não ser confundido com pode (verbo no presente)

Além disso, nas palavras fôrma e forma o acento é facultativo.

No dia 12 de janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou novas definições sobre o uso do hífen. Veja o arquivo aqui (ele está em pdf). Se quiser um guia mais completo clique aqui.

Veja também:

A Nova Ortografia - Para onde vai o trema?



Tão somente ou tão-somente? As locuções no Novo Acordo



O acento no Novo Acordo Ortográfico

Encerra hoje pagamento das inscrições do ENEM 2010

Encerra hoje (23.07) o prazo para os candidatos não isentos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2010 efetuar o pagamento de suas inscrições.

O pagamento deveria ter sido encerrado na última terça (20.07), porém o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o ato.

Segundo nota do MEC, em seu site, "apenas estudantes da rede pública que estejam concluindo o ensino médio em 2010, em qualquer modalidade de ensino, estão automaticamente classificados como isentos".

A taxa de inscrição custa R$ 35,00 e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.


Fonte: Circuito MT

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O português "premeado" pelas ruas



Dá para imaginar que existe um site só para listar os golpes que a nossa língua leva diariamente? O site Placas Erradas, agora com novo layout,  mostra um pouquinho do nível de educação do nosso povo.

Veja algumas das pérolas:

[slideshow]





O português "premeado" pelas ruas



Dá para imaginar que existe um site só para listar os golpes que a nossa língua leva diariamente? O site Placas Erradas, agora com novo layout,  mostra um pouquinho do nível de educação do nosso povo.

Veja algumas das pérolas:

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Português é a matéria com pior resultado no Enem





O título acima assusta não é? Mas infelizmente esse foi o título de uma matéria vinculada pelo Jornal da Tarde  dia 20 de julho de 2010. Segundo a matéria, o desempenho na área de Linguagens e Códigos, que mede as habilidades dos jovens em língua portuguesa e interpretação de textos, puxou para baixo a média final das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Essa parte do exame foi a única em que nenhum colégio no país atingiu média de 700 pontos, numa escala de 0 a 1.000. Entre as escolas da capital, o melhor desempenho ficou com o Colégio Vértice, com 686,70 pontos.


A pontuação máxima abaixo de 700 em linguagens é considerada “preocupante” . Talvez um reflexo da chamada “geração Y”, educada com a ajuda da internet? Para gestores de escolas, com os jovens cada vez mais conectados em redes sociais, a linguagem desenvolvida no mundo virtual se distanciou da língua culta, empobrecendo o vocabulário e prejudicando a capacidade de interpretar textos mais longos.



Se o teu português for assim, meu amigo, aí não haverá vagas mesmo.

Eu, particularmente, discordo desses “gestores”. Acho que a internet pode ser uma ferramenta incrível de aprendizado. E quando se fala em linguagem da internet ou  “internetês”, as pessoas “axam que devo falar aximm”. Não! A linguagem é viva e de transformações ela vive. No entanto,  essas transformações não devem passar por cima do português correto! Por isso, meu amigo internauta e leitor acima de tudo, é preciso dominar corretamente a língua para depois dar asas à imaginação e subvertê-la, como fazem os grandes autores.


A notícia acima me impulsionou a criar este blog:  uma tentativa de, mais que ensinar regrinhas básicas de gramática, desvelar todos os encantos que a Língua Portuguesa, sem dúvida, uma das mais belas no mundo, tem a oferecer.


“Começar a ler foi para mim como entrar num bosque pela primeira vez e encontrar-me, de repente, com todas as árvores, todas as flores, todos os pássaros”


José Saramago