quinta-feira, 22 de julho de 2010

Português é a matéria com pior resultado no Enem





O título acima assusta não é? Mas infelizmente esse foi o título de uma matéria vinculada pelo Jornal da Tarde  dia 20 de julho de 2010. Segundo a matéria, o desempenho na área de Linguagens e Códigos, que mede as habilidades dos jovens em língua portuguesa e interpretação de textos, puxou para baixo a média final das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Essa parte do exame foi a única em que nenhum colégio no país atingiu média de 700 pontos, numa escala de 0 a 1.000. Entre as escolas da capital, o melhor desempenho ficou com o Colégio Vértice, com 686,70 pontos.


A pontuação máxima abaixo de 700 em linguagens é considerada “preocupante” . Talvez um reflexo da chamada “geração Y”, educada com a ajuda da internet? Para gestores de escolas, com os jovens cada vez mais conectados em redes sociais, a linguagem desenvolvida no mundo virtual se distanciou da língua culta, empobrecendo o vocabulário e prejudicando a capacidade de interpretar textos mais longos.



Se o teu português for assim, meu amigo, aí não haverá vagas mesmo.

Eu, particularmente, discordo desses “gestores”. Acho que a internet pode ser uma ferramenta incrível de aprendizado. E quando se fala em linguagem da internet ou  “internetês”, as pessoas “axam que devo falar aximm”. Não! A linguagem é viva e de transformações ela vive. No entanto,  essas transformações não devem passar por cima do português correto! Por isso, meu amigo internauta e leitor acima de tudo, é preciso dominar corretamente a língua para depois dar asas à imaginação e subvertê-la, como fazem os grandes autores.


A notícia acima me impulsionou a criar este blog:  uma tentativa de, mais que ensinar regrinhas básicas de gramática, desvelar todos os encantos que a Língua Portuguesa, sem dúvida, uma das mais belas no mundo, tem a oferecer.


“Começar a ler foi para mim como entrar num bosque pela primeira vez e encontrar-me, de repente, com todas as árvores, todas as flores, todos os pássaros”


José Saramago





Um comentário:

  1. Me pergunto o que o 'Professor T' quis dizer com "português correto" e "dominar corretamente a língua".

    ResponderExcluir