sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Nada de cacófatos na redação!

Quem nunca falou um cacófato atire a primeira pedra! Esse nome feio, cacófato, é palavra de origem grega que significa mau som. Um cacófato se forma pela aproximação de sílabas de duas ou mais palavras, criando uma nova palavra que, em boa parte, é desagradável. Vejamos alguns exemplos:

A mais tradicional é "ela tinha". A famosa latinha. Há muitas latinhas, para todos os lados.
E que tal a frase: É aquele guri lá. Uma denúncia, por evidente, mas há um gorila no meio, o que pode piorar a situação.

De qualquer maneira não pense nunca nisso. Pensar em caniços pode ser bom, mas devemos esperar a hora de pescar.

Pescaria lembra comida, e que tal na vez passada. Uma vespa assada não deve ser bom negócio.

Vou-me já. Falta de educação. Há coisas que não se dizem em qualquer lugar. Para evitar esse "mijá", que tal dizer "Eu já vou"?

Pagou cem reais por cada.
Gosta-se muito dos porcos. Depois do suíno, já visto, aparece agora uma porcada, algo assim como um monte de porcos. Diga, em legítimo português: "Cada um custou a ele cem reais".
Dica: Na língua falada, é comum ouvir esses sons não muito agradáveis, mas em uma redação isso não pode aparecer! Por isso, leia e releia sua redação antes de entregar, tentando ouvir o som das palavras.

Um comentário:

  1. é bom sempre ler esses pequenos lembretes que podem passar despercebidos tanto no dia a dia qnto na hora do vertibular e ENEM.

    ResponderExcluir