quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Figuras de linguagem: ANTÍTESE

Antítese é uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias  opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período Barroco.


Exemplos:

Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente.

A guerra não leva a nada, devemos buscar a paz.

O exemplo clássico é Gregório de Mattos:
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia; Depois da Luz se segue à noite escura; Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas e alegrias.

— Inconstância das coisas do mundo! – Gregório de Mattos

Não é só na literatura que encontramos a antítese. Veja exemplos famosos:

"Eu vi a cara da morte, e ela estava viva". (Cazuza)

"Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada" (Humberto Gessinger)

"Já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio." (Renato Russo)

Um comentário:

  1. Ameii dii Maiss Poiis tenhoo um trabalho que vale 10 e
    me deraoo uma ajudA qe vale notaa 10

    ResponderExcluir