segunda-feira, 23 de agosto de 2010

10 dicas para entender a crase





Como vimos, a crase consiste na fusão de duas vogais idênticas. No caso da fusão da preposição a com o artigo definido a(s) ou com o pronome demonstrativo a(s) a crase é indicada por um acento grave (à). Emprega-se igualmente o acento grave quando o pronome demonstrativo a(s) pode ser substituído por aquela.



Sabendo a regra básica, listo aqui 10 dicas infalíveis para entender a crase. Vamos a elas:

1. A crase da preposição a com o artigo definido a(s) só ocorre diante de palavras femininas, visto que o artigo definido das palavras masculinas é o(s) e não a(s).
Constitui erro, portanto, usar acento grave na preposição a de locuções como a contento, a gosto, a esmo, a exemplo, a fogo, a frio, a fundo, a juízo de, a lápis, a modo de, a pé, a prazo. A única exceção consiste nas locuções em que está implícita e oculta uma palavra feminina, como moda, maneira. Ex.: vestido à Carlos Tufvesson.

2. Se houver dúvida devemos mentalmente substituir a palavra feminina por outra masculina; se a partícula "a" se alterar em ao, usa-se o acento grave indicativo de crase; se não se alterar, trata-se da preposição a, que deve permanecer sem acento; se for substituída por o(s) trata-se de artigo definido, que também não comporta acento.

3. Atenção! Há palavras que não admitem a anteposição do artigo, tais como verbo, advérbio, artigo indefinido (um, uma), pronome pessoal (ela, nós, vós), pronome demonstrativo (esta, essa), pronome relativo (quem, cuja), pronome indefinido (cada, alguma, alguém, toda, qualquer, ambas). Nestes casos, é óbvio que não há crase.

4. Diante de possessivos femininos usados em função adjetiva (minha, tua, sua, nossa vossa), o acento é facultativo.

5. Em locuções prepositivas, geralmente com o "de", (à custa de, à espera de,) e locuções conjuntivas, geralmente com o "que", (à proporção que, à medida que) precedendo nomes femininos, usa-se a crase.

6. Em locuções adverbiais diante de nomes femininos (à vontade, às vezes, à vista, à distância) usa-se igualmente a crase.

7. Usa-se crase diante de palavras femininas após os verbos regidos pela preposição a (assistir a, responder a).

8. No caso do pronome relativo qual, usa-se o acento sempre que o antecedente for do gênero feminino. Quando o pronome é interrogativo, no entanto, não há crase.

9. Usa-se crase antes de adjuntos adverbiais de tempo e diante da palavra horas (à tarde, à noite, às 10 horas).

10. Constitui erro a indicação de crase com o artigo no singular diante de um nome no plural. Ex.: Ele fez referência a bicicletas. E não "à". Não há artigo.

Veja também:

"Vale a pena" tem crase?








2 comentários:

  1. [...] que ocorra a Crase é a junção do artigo feminino (a) com a preposição (a).  Viu também as 10 dicas infalíveis para entender a crase. Para aprofundarmos o assunto, vamos relembrar as três regrinhas [...]

    ResponderExcluir
  2. [...] já sabe quando usar a crase, certo? E quando não usá-la? Sabe? O excesso de crase em um texto é tão ruim quanto a falta [...]

    ResponderExcluir